14 de jun. de 2011

Seminário de Encerramento da Formação do UCA/DF

Professores concluem curso de capacitação de aperfeiçoamento para ministrarem aula no programa Um Computador por Aluno
Acontece no próximo sábado (18), de 8h às 12h, o Seminário de Encerramento da Formação do programa Um Computador por Aluno (UCA-DF). O evento será realizado no auditório Dois Candangos na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Os professores das seis escolas do Distrito Federal incluídas no UCA estão concluindo a participação no programa de aperfeiçoamento e capacitação, com carga de 180 horas.
O UCA trata-se de um projeto educacional que visa a inclusão digital nas escolas públicas. Em 2005, no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça, foi apresentada ao governo brasileiro a proposta “One Laptop Per Child”. O Governo Federal deu início ao programa em cinco escolas, em 2007, nos estados Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal. 
De acordo com o gerente de tecnologias educacionais da Secretaria de Educação, João Rocha, o programa Um Computador por Aluno tem contribuído para o desempenho dos estudantes. Ele destaca que a rede de ensino do DF faz uso de mais de 500 laboratórios de informática, além dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), localizados nas 14 Diretorias Regionais de Ensino.
“O professor é o personagem principal nesse processo, pois é através dele que a informação chegará às nossas salas de aula, aos estudantes. Todo e qualquer projeto, dentro da escola, deve sempre ser negociado e deliberado coletivamente com nossos professores para que, de fato, faça parte do projeto político pedagógico de cada escola”, acrescenta João Rocha.
Outras informações sobre o programa acesse: www.uca.gov.br
Programação
  • 8h Abertura
  • 8h45 Histórico da formação UCA no DF
  • 9h Início da apresentação das escolas participantes da formação
    Cada escola irá apresentar a proposta da inserção do computador na escola:
    CEF 01 do Planalto
    EC 10 de Ceilândia
    CEF Pipiripau 2
    EC 01 do Guará
    EC 10 de Sobradinho
    EC 102 do Recanto das Emas
  • 11h Discussões, encaminhamentos
  • 12h Encerramento 
Ascom